26 junho 2007

Pegada ecológica e social

Estive lendo um texto da coluna do Leonardo Boff na Agência Carta Maior, a respeito da pegada ecológica e social. A pegada seria uma maneira de contabilizar qual a área do planeta consumida por cada individuo para manter seu modo de vida. Chega-se a conclusão de que para levar o padrão de vida estadunidense a todas as pessoas seriam necessárias pelo menos três terras. Isto apenas para a quantidade atual de pessoas dividindo o planeta. Talvez por isto exista o programa espacial, uma forma de obter as outras duas terras.

É isto que da deixar o mundo a mercê da lógica capitalista. Quem se importa com aquecimento global e deterioração do planeta, o que os acionistas querem é quantidade de dígitos em uma planilha. Sigam quaisquer meios desde que levem a este fim. Infelizmente o "fim" que deveriam considerar está um pouco mais distante, fora do seu campo de visão ganancioso.

No fim real, terei que me contentar em olhar pra trás, mostrar um tímido sorriso (digno da série MAD você é um vencedor e um perdedor quando), perceber que tinha razão e dizer: "Não queria seu Ipod de 40GB? Agora pode enfia-lo no rabo por que ao menos vai servir de consolo."

22 junho 2007

Ditadura em Araraquara


Enquanto a mídia focava a invasão da reitoria da USP, a tropa de choque invadiu o campus da Unesp Araraquara.
A operação foi realizada na madrugada da última quarta-feira, horário incomum para este tipo de ação.

A polícia manteve-se no local, impedindo que estudantes entrassem no campus para suas aulas.

Para mais detalhes leiam a notícia no CMI, onde também é possível encontrar mais fotos. A invasão foi reportada em tempo real pelo blog da ocupação em Araraquara, que também tem mais fotos e vídeos da ocupação.

15 junho 2007

Jornalistas acham que Lula respeita mais a imprensa que FHC

Do portal da Revista Imprensa:
Segundo 49% dos entrevistados, a situação da liberdade de imprensa melhorou desde que Lula chegou ao poder. Para 36%, não houve mudança. Apenas 15% acreditam que havia mais liberdade na era FHC.

13 junho 2007

Utopia II

Já tratei da utopia da direita aqui.

Agora, imagine o caso:

Rapaz de 17 anos faz (não sei se aplica ou recebe) sexo oral consentido com garota de 15 anos. Por causa disso é condenado a 10 anos da cadeia. No Irã? Não. Em algum rincão do atraso? Não. Alguma "ditadura comunista"? Menos.

Naquele país que a direita nacional inveja e obedece. O país mais poderoso do mundo. O mais culturalmente influente. Land of the free (my ass). A direita reacionária e moralista tem mesmo é inveja dos aiatolás.

Veja aqui.

Detalhe: o rapaz é negro.

Descobri no Vi O Mundo.

12 junho 2007

Sobre Pesos e Medidas II

Na revista Carta Capital desta semana mais um fato interessante em Cai a ditadura de Chaves, que só não reproduzo por falta de permissão da revista.

Para resumir relata a decisão do judiciário mexicano sobre a incostitucionalidade da renovação automática de concessões para rádio e TV. Aparentemente este absurdo foi aprovado por deputados sob $chantagem$ dos meios de comunicação.

04 junho 2007

Sobre Pesos e Medidas

EUA revogaram 141 concessões de TV e rádio; ninguém reclamou

...em julho de 1969 a FCC estadunidense revogou a concessão da WLBT-TV; en 1981 revogou a concessão da WLNS-T, em abril de 1999, a FCC Yanks Trinity License; em abril de 1998, revogou a concessão da rádio Daily Digest. Só na década de 80 ocorreram dez casos de não renovação.
...

Na Inglaterra, o governo Margareth Thatcher cancelou a concessão de uma das maiores estações de TV do país, simplesmente por ter difundido notícias desagradáveis, embora absolutamente verídicas. Argumentou, simplesmente, que 'se tiveram a estação de TV por 30 anos, por que deveriam ter um monopólio?'. Também no Reino Unido, a autoridade estatal decretou em março de 1999 o fechamento temporário do MED TV, canal 22; em agosto de 2006 revogou a licença da ONE TV; em janeiro de 2004, a licença da Look 4 Love 2; em novembro de 2006, a da StarDate TV 24; e em dezembro de 2006 revogou o canal de televendas Auctionworld.

O protesto que não será televisionado

Marcha em favor da decisão do governo venezuelano de não renovar a concessão pública da golpista RCTV:
Mais imagens aqui, aqui, aqui e aqui.

01 junho 2007

Bob Fernandes: "Do padre Vieira à navalha, uma novela"

Este artigo do Bob Fernandes, do Terra Magazine, merece ser lido. As navalhas fizeram subir o mau cheiro de merdas seculares e ainda em produção nos três poderes. Pena que a imprensa insista em dizer que o cheiro é do peido do Lula, mas, neste caso, todos os envolvidos na podre estrutura de poder brasileira estão com as mãos amarelas, inclusive a imprensa.

Que coisa incomoda é isto de ter uma PF livre para revirar as merdas, não? Será que é a isto que chamam "abuso"?

Por Alá, eu estou grávido de Luiz Carlos Prestes!

Rafael Galvão está relatando as aventuras de Alex Castro em Cuba. Hilário. Imperdível:
  1. Notícias do .cu
  2. Mais notícias do .cu