26 junho 2007

Pegada ecológica e social

Estive lendo um texto da coluna do Leonardo Boff na Agência Carta Maior, a respeito da pegada ecológica e social. A pegada seria uma maneira de contabilizar qual a área do planeta consumida por cada individuo para manter seu modo de vida. Chega-se a conclusão de que para levar o padrão de vida estadunidense a todas as pessoas seriam necessárias pelo menos três terras. Isto apenas para a quantidade atual de pessoas dividindo o planeta. Talvez por isto exista o programa espacial, uma forma de obter as outras duas terras.

É isto que da deixar o mundo a mercê da lógica capitalista. Quem se importa com aquecimento global e deterioração do planeta, o que os acionistas querem é quantidade de dígitos em uma planilha. Sigam quaisquer meios desde que levem a este fim. Infelizmente o "fim" que deveriam considerar está um pouco mais distante, fora do seu campo de visão ganancioso.

No fim real, terei que me contentar em olhar pra trás, mostrar um tímido sorriso (digno da série MAD você é um vencedor e um perdedor quando), perceber que tinha razão e dizer: "Não queria seu Ipod de 40GB? Agora pode enfia-lo no rabo por que ao menos vai servir de consolo."

Nenhum comentário: