12 julho 2007

Zoológico de Galáxias

O projeto GalaxyZoo está catalogando cerca de um milhão de galáxias. Para esta tarefa conta com a ajuda de usuários de internet, mesmo os leigos em astronomia.

A classificação deve ser feita entre galáxias elípticas e espirais. Como ainda não existem algoritmos mais eficientes para este tipo de reconhecimento do que o cérebro humano, estão recorrendo a colaboração de internautas.

No sítio existe um tutorial que ensina a reconhecer os dois tipos. Depois de registrar-se deve ser feito um teste com 15 objetos, acertando 8 vc está habilitado a auxiliar no projeto. Creio que 8/15 deve ser a taxa de acerto dos melhores algoritmos.

Este não é o primeiro trabalho científico que distribui tarefas para voluntários na internet. Mas os outros que conheci apenas utilizavam a capacidade de processamento de micros caseiros, este é necessário um empenho um pouco maior do que baixar um programa. Espero que iniciativas como estas tornem-se mais comuns e um dia chegaremos a conclusão que colaborar é mais eficiente do que competir.

Nenhum comentário: