26 outubro 2006

Brasil: Muito além do Cidadão Kane

A mídia gorda passou o último ano tentando desgastar a imagem de Lula e do PT. As vésperas do primeiro turno, o Jornal Nacional deixa de noticiar a queda do avião da Gol para exibir as fotos do dinheiro do Dossiê. Fotos fornecidas pelo delegado Bruno contra a ordem de seus superiores, para os quais alegou que as fotos teriam sido roubadas de sua mesa. Conseguiram o segundo turno.

Para mais detalhes ler as últimas revistas Carta Capital, a edição extra que sai amanhã ou o blog ConversaAfiada do jornalista Paulo Henrique Amorim. Deste blog seleciono dois links:

1 - NÓS, CONTRA KAMEL, reproduz uma reportagem que fala sobre o golpe que levou ao segundo turno e a cobertura dada pela mídia no caso do Dossiê.
2 - COMO GOVERNAR QUANDO TODA A IMPRENSA É CONTRA, compara a perseguição sofrida por Lula com Chavez e Roosevelt. Conclui o jornalista que Lula deve seguir o caminho de Roosevelt e se aproveitar de uma nova tecnologia de comunicação, a internet.

Claro que a internet, por enquanto, não atinge toda a população como outros veículos, mas pode atingir formadores opinião. Precisamos de uma reformulação de toda a mídia, mas por enquanto a internet é a única opção livre e capaz de atingir parcelas significativas da população em todas as regiões do país.

Tudo isto me lembra do excelente Brasil: Muito além do Cidadão Kane, que pode ser baixado no site do Centro de Midia Independente ou assistido no Google Video. Trata-se de um documentário feito pela BBC que conta a história da Globo, sua criação, o apoio aos militares e a manipulação nas eleições de 89. A repercussão no Brasil foi insignificante, pois o documentário foi proibido graças a uma ação judicial movida pelo Roberto Marinho.

O golpe que levou Collor ao poder tem grandes similaridades com o aplicado no 1º turno. Provou-se, até agora, insuficiente para alavancar Alckmin no 2º turno, porém não podemos esquecer que restam alguns dias até a eleição. Ando ouvindo rumores de PSDBistas que algo está sendo preparado e as eleições ainda não estão encerradas. Amanhã tem JN e debate na Globo, só pensar nisto já traz um certo medo. Blogueiros mantenham seus olhos abertos.

Um comentário:

Elton disse...

E tem gente que se opõe à democratização da mídia. A gente precisa urgentemente de um contraponto a este monopólio de meia dúzia de famílias que controlam a quase totalidade dos meios de comunicação. Onde, quem não tem acesso à Internet, pode encontrar o contraditório?