20 setembro 2006

Assalto à imprensa

Alberto Dines, geralmente agudo e crítico, vem há algum tempo decepcionando aqueles que acompanham o que escreve. O motivo são os textos que dedica ao fato de Lula ter incluído em seu programa de governo a "democratização dos meios de comunicação". Um exemplo disto pode ser visto aqui.

Mas os comentários estão ótimos. Eis alguns:
Fábio José Mello , Descalvado-SP - Jornalista

Para serem respeitadas, as grandes corporações de mídia precisam se dar o respeito. Não podem juntar-se a arapongas, não podem dar dinheiro para campanha de deputados, não podem sonegar informações, não podem adulterar fotos, não podem manipular debates, não podem interferir no processo eleitoral, não podem receber propina, não podem achincalhar a honra alheia, não podem ter propriedades cruzadas, não podem MENTIR... Não vejo nenhum problema em se democratizar a informação, que não pode mais ficar nas mãos de um grupo de famílias. A sociedade não aceita mais ser refém dessas famílias.
Euclides Rodrigues de Moraes , João Pessoa-PB - Bancário
Sr. Dines. O Senhor quando faz uma afirmação dessas "quando não pelos esbirros do lúmpen jornalístico chapa-branca", não está confundindo um pouco as coisas? Pois se há partidarismos por parte da Imprensa, nunca foi em favor do PT ou o Senhor está nos tratando por abestalhados? Então, estamos todos cegos e surdos, para dizer o mínimo, e por conta disso, não estamos entendendo o que vem acontecendo, neste País, desde a posse de Lula e intensificando-se desde maio/05, A imprensa não vem distorcendo fatos e considerando como verdadeiras, quaisquer insinuações contra o PT, por mais descabidas que sejam? Ou como já questionei, aqui mesmo no OI, e agora confirmado pela juíza do Trabalho, Zuleica Jorgensen Malta Nascimento, que não há crime na compra de informações, mas em que isso foi considerado pela imprensa? Além do mais Senhor Dines, por que o Senhor entende que a imprensa não pode ter algum tipo de organismo que defenda as pessoas de seus excessos? Será que ao ofendido só restará o recurso de dar um tiro no jornalista como única forma de defesa de acusações injustas?

Entendo que é uma opção completamente fora de propósito. Não quero nem falar dos casos atuais, mas do Alcenir Guerra, Ibsen Pinheiro, Escola de Base, etc, a imprensa abriu os seus espaços e acusou os dois primeiros de ladrões e aos últimos de criminosos, depois ficou provado e comprovado que eram inocentes, destruíram a vidas dessas pessoas e nada aconteceu, nem contra as empresas nem contra os jornalistas, nem uma mísera censura pública e o Senhor entende que deve continuar assim! Que categoria é esta que paira acima das Leis da Liberdade e do Respeito que o Senhor defende? É tão fora de propósito a colocação que chega beirar o absurdo, pois dentro dessa concepção, basta ser jornalista para se tornar um 007, com licença para matar e destruir e o restante da sociedade que se exploda, até o Direito, mais elementar, que é o de se defender e pleitear a condenação de quem lhe acusa injustamente, é permitido, pois a Liberdade de Imprensa é mais importante do que a Honra a Liberdade e o Respeito da pessoa humana!
Marnei Fernando , Anapolis-GO - Publicitario
A imprensa é que tem assaltado o povo brasileiro com suas manchetes de escândalos sem comprovação... no caso da Revista Época é bem diferente... lá existem provas... cópias de cheques... fotos e muito mais... o que não dá pra aceitar é a imprensa toda desvirando o foco das denúncias para prejudicar uns e inocentar outros de acordo com suas conveniências e preferências... compactuando e se alinhando ao golpismo a demogracia brasileira... isto sim é roubar o direito a informação verdadeira... É preciso sim que o governo regulamente esse "poder paralelo"... pedimos respeito à nossa inteligência...
Marcio Peralta , Petrópolis-RJ - Médico
Caro Dines. Realmente voce é um craque. Escreve exatamente o contrário daquilo que pensa, pois é óbvio que com a sua cultura e seu discernimento já deve ter percebido a instrumentalização da "instituição jornalística" pavimentando um possivel golpe. È possivel que exista algo que os mortais não conheçam, mas até agora voce não escreveu nada de novo.só está fazendo papel de diversionista que é muito pouco para sua qualificação Discorde, mas não exagere na tinta marrom. Vamos analisar os fatos: O dossiê-SERRA como fonte de provas é fraquinho, o problema é que as investigações podem prosseguir e então, meu caro, só dando um golpe para abafar...
Mauro Sampaio , Brasília-DF - jornalista
Que tentativa de aliciamento é essa? Considero legítimo procurar a imprensa da mesma forma que ela procura suas fontes. A imprensa está desmoralizada é pela possível vitória de Lula quando ela pensou que faria a cabeça do eleitor.

Eliseu Mariotti , João Pessoa-PB - Publicitário
Do jeito que está este artigo, me parece querer dizer que a imprensa é uma pobre ferramenta ingênua e manipulada por políticos mal-intencionados. Faz muito tempo que o brasileiro, e pode-se dizer que a classe b, c e d não se deixam levar por afirmações como essas acima. A grande mídia sempre agiu como o quarto poder, a verdade é que passou na frente dos outros 3. Os verdadeiros manipuladores da política estão atrás da grande imprensa e quem são, esta não revela. Trabalham ou estão na mão daqueles que sempre agiram nos porões de nosso país e não se mostram. E mais, a imprensa não se conforma em não manipular, em não formar mais opiniões do brasileiro, inclusive o analfabeto. Esta tem sido uma granda e justa perda de poder desta que se diz uma imprensa injustiçada e comprada forçosamente. Coitado dos nossos jornalistas!!! Aqui vai uma dica. O brasileiro acordou, não aceitaremos um Golpe de Estado legalizado!! Aqui não é a Tailândia, a diferença é que lá foram os militares!!! Acordem Abutres da Elite, seu tempo acabou!!!
Ricardo Farias , Rio de Janeiro-RJ - Professor
O dever da imprensa é investigar sim todo o problema da compra do dossiê, assim como a origem desse dinheiro todo. Mas, daí a usar o crime da compra do material com o intuito de abafar o seu conteúdo é sinal de que, na verdade, a imprensa está comprometida até o pescoço com o projeto de venda das riquezas nacionais encarnado pelos tucanos.

Zuleica Jorgensen Malta Nascimento , Rio de Janeiro-RJ - Juiza do Trabalho
Curioso que você e toda a imprensa branca deram total cobertura a tudo quanto o Vendoim disse a respeito de outros políticos, especialmente dos que apoiam o Governo Lula, acusados de envolvimento na máfia das ambulâncias. Mas agora, quando a corda arrebenta do lado do Serra e do Alckmim, você diz que se trata de jornalismo marrom, de armação do PT e coisa e loisa. Você e toda essa imprensa [ ] sabem que não há crime na compra de dossiês, mas tratam disso como se fosse o pior dos delitos. O que seria da imprensa (branca e marrom!) se comprar informação fosse crime? Tudo isso não passa de cortina de fumaça para abalar a eleição do Lula, praticamente certa, e desmoralizar, de cara, o segundo mandato. Aliás, o PSDB e caterva já disseram que não vão dar sossego ao Lula. É a política do quanto pior melhor, que vocês sempre atacaram, quando supostamente promovida pela esquerda. É lastimável que o Brasil ainda esteja, em termos de imprensa, na primeira infância, quando a gente só faz o que interessa a nós mesmos. Meus pêsames.

Nenhum comentário: