20 setembro 2006

A mídia golpista mostra suas garras

Fico impressionado quando vejo o tratamento diferenciado que é dado pela mídia gorda em relação a esquerda e a direita. Seguem exemplos da capa de dois destes veículos, obtidas via Radiobrás:

O Globo
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, foi diretamente envolvido ontem no escândalo da compra de um dossiê com supostas denúncias contra o tucano José Serra, candidato a governador de São Paulo. A revista Época revelou que o petista Osvaldo Bargas - um velho amigo do presidente Lula que foi secretário do Ministério do Trabalho e atualmente é um dos responsáveis pelo programa de governo de Lula - ofereceu o dossiê a um de seus jornalistas. Bargas é casado com Mônica Zerbinato, secretária pessoal de Lula. Acompanhado de Jorge Lorenzetti, chefe do núcleo de informação e inteligência da campanha de Lula, Bargas disse ao repórter da Época que Berzoini sabia do encontro, embora não conhecesse o assunto.
O Estado de São Paulo
Mais dois petistas foram envolvidos ontem no escândalo do dossiê com supostas informações prejudiciais ao candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra. Um deles é Oswaldo Bargas, secretário do Ministério do Trabalho na gestão de Ricardo Berzoini e ultimamente integrante da campanha do presidente Lula; o outro é o próprio Berzoini, que atualmente preside o PT. A revista Época informou que Bargas a procurou oferecendo "denúncias sérias" contra Serra. Bargas disse que Berzoini sabia da oferta, embora não conhecesse o material.


Ao falar do dossiê, as informações não passam de suposições e não merecem a atenção da mídia. Já Berzoini se econtra diretamente envolvido, simplesmente por saber que haveria uma reunião. Até que os fatos sejam realmente apurados tudo não passa de suposição e deveria ser tratada como tal, tanto para Serra quanto Berzoini. O problema é que todos os olhos se viram para onde os veículos de desinformação mandam. No fim em um lado o conteúdo do famigerado dossiê será esquecido enquanto no outro, comprovando-se ou não o envolvimento, grandes cabeças petistas terão que rolar. Ficará "provado" que tinham razão, pois apenas o lado que eles acusam é julgado.

Este tratamento não é de hoje. Todos os supostos crimes de FHC e Alckmin nunca ganharam a devida atenção da gorda mídia e acabaram não sendo investigados. Nunca deixaram o status de suposição. Já para o atual governo impera o denuncismo, não são necessárias provas.

E a Polícia Federal não precisa mais investigar a origem dos 1,7 milhões que seriam utilizados para comprar o dossiê. Com certeza veio de Cuba em caixas de charuto.

Nenhum comentário: