14 maio 2007

Justificação e apologia de um crime

"A utopia de voltar a dar vida às religiões pré-colombianas, separando-as de cristo e da igreja universal, não seria um progresso, mas sim um retrocesso. A sabedoria dos povos originais os levou afortunadamente a formar uma síntese entre suas culturas e a fé cristã que os missionários os ofereciam. Dali nasceu uma rica e profunda religiosidade popular, na qual aparece a alma dos povos latino-americanos (...) Tudo isso forma um grande mosaico de religiosidade popular que é um precioso tesouro da igreja católica na América Latina e que ela deve proteger, promover e se for necessário, purificar"
- Coração Gelado Ratzinger, dando a entender que faria tudo igual

Disse, também, que não houve imposição da fé católica ao índios. Ratzinger é como os neo-nazistas que negam o holocausto. Espero ansioso o momento em que dirá que as "bruxas" da época de ouro da Igreja confessavam voluntariamente seus pecados e subiam às fogueiras motivadas unicamente pelo arrependimento.

4 comentários:

Bruno disse...

Então provavelmente no início de outubro de 1492, entre o México e a Terra do Fogo as pessoas ficavam olhando para o mar, pensando 'Onde estão eles? Quando é que nós índios finalmente vamos poder ser cristãos?, ironiza o jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

Todos os dias penso que seria muito bom se houvesse realmente uma justiça maior, quem sabe após a morte. Seria a certeza de punição para Her Ratz.

Elton disse...

"Papa Ratzinger, agora que o senhor morreu, temos uma boa e uma má notícia. A boa é que Deus existe, a má é que ele não gosta de você."

Elton disse...

Segundo o jornal, Bento XVI acabou "neutralizando o pedido de desculpas feito por João Paulo II pelas atrocidades cometidas em nome de Jesus contra os moradores da América Central e do Sul".

E também a tão difícil reaproximação da igreja católica com Cuba, que o outro Papa fez no final da vida.

Bruno disse...

Pior que em uma missão diplomática destas, bem planejada, com textos previamente aprovados, não da pra alegar: "Não era bem isto que queriamos dizer".