30 maio 2007

Partido Socialista dos Trabalhadores... Unificado(?)

Trechos de um texto do site do PSTU sobre a reunificação (ou seja, eram uma coisa só e se separaram e agora voltaram a ser uma coisa só) do Centro Internacional do Trotskismo Ortodoxo e LIT-QI:
4) Somos contra todos os governos de Frente Popular como os de Lula, Evo Morales e Tabaré Vásquez. Todos esses são governos da burguesia, que estão aplicando os planos do imperialismo e das burguesias nacionais. Estamos igualmente contra governos nacionalistas burgueses como o de Chávez, na Venezuela, Correa no Equador e Ortega na Nicarágua, que sob o falso disfarce de enfrentamento com o imperialismo e do ``socialismo do século XXI``, não têm outro objetivo a não ser preservar a exploração capitalista e desviar a mobilização da classe operária e das massas trabalhadoras. Na luta contra esses governos combatemos as políticas de todas as organizações que se reivindicam do movimento operário mas que de fato colocam-se do lado da burguesia, capitulando a ela. Combatemos, portanto, as políticas da Social Democracia e dos velhos Partidos Comunistas stalinistas que a sustentam. Combatemos igualmente as correntes que, como o lambertismo e o mandelismo do Secretariado Unificado da Quarta Internacional, renunciaram à tradição leninista e trotskista ao se integrar ao governo burguês de Lula.
...
8) Chamamos os trabalhadores e os povos da Venezuela, Brasil, Bolívia, Uruguai, Equador, Nicarágua e Argentina a abandonar toda ilusão nos governos de seus países e a enfrentar seus planos com a mobilização. Todos esses governos são burgueses. Devem ser derrotados para acabar com a exploração capitalista. Chamamos a classe operária a manter total independência dos estados, governos e partidos da burguesia e que construam sua própria ferramenta política: o Partido Revolucionário Internacional.

Grifos meus.
Curioso. Fora "os imperialismos norte-americano, europeu e japonês" os únicos países criticados são governados pela esquerda. De todos os países do mundo, estes são os piores governos? Será que as críticas se limitaram à América Latina? Se é assim, porque não mencionar textualmente o governo narco-terrorista de Álvaro Uribe na Colômbia (o queridinho do imperialismo)? Ou o México?

E existe algum governo no mundo todo pelo qual a LIT tenha um pouquinhozinho de simpatia? A LIT é trotskysta ou anarquista? Neste último caso eu até poderia ter um pouco menos de antipatia com a Liga, se ela se assumisse como tal.

O PSTU, o partido da Liga Internacional dos Trabalhadores, faz, através do CONLUTAS, oposição aos seguintes movimentos sociais brasileiros:
  • MST
  • CUT
  • UNE
Ou seja, as principais organizações de esquerda de trabalhadores e estudantes do Brasil. Então me ocorre a inocente pergunta: que merda quer dizer este "Unificado" no nome do partido? Não seria melhor PSTS, de "Sectário", ou PSTD para "Divisionista"?

Será que um estrangeiro pode fazer uso da Freedom of Information Act para solicitar documentos que me informe se a LIT está na folha de pagamento da CIA?

Crédito a quem merece.

Um comentário:

Victor Nogueira disse...

Viva :-)
Por acaso dei com o seu blog nas minhas deambulações na blogosfera, Não sendo da «esquerda desvairada» mas com os pés assentes na terra e no sonho, dou-lhe os meus parabéns pelo conteúdo e pelo grafismo
Abraço
Victor Nogueira