06 fevereiro 2007

Novos indicadores

A revista Época desta semana traz uma matéria entitulada Esqueça o PIB, minimizando a importância do PIB para indicar o desenvolvimento de um país. São apontados outros índices, não restritos ao desempenho econômico, valorizando aspectos como desenvolvimento científico e social.

Como já publicado anteriormente nesta Casa de Tolerância, um incremento no PIB não garante empregos, melhores salários ou distribuição da renda.

É necessário diminuir a importância do dinheiro, para algum dia extingui-lo da sociedade. Hoje participamos de uma busca predatória/canibalista pelo dinheiro simplesmente para adquirirmos bens desnecessários. Falsas utilidades geradas pela propaganda e revistas de celebridades (quase pleonasmo). Consumimos embalagens e marcas ignorando o conteúdo.

Nos julgamos seres tão superiores e não somos capazes de resistir a uma bela embalagem, um carro bonito. Produzindo tais bens, que servem apenas aos olhos, deixamos de produzir remédios, alimentos, roupas e casas.

O Brasil é um dos campeões da desigualdade, bom para podermos ter uma idéia do que ocorre no resto do mundo. Tais diferenças não deveriam ser avaliadas dentro de cada país, precisam ser consideradas globalmente. De que adianta existir uma Suécia se existe uma Nigéria?

Os mecanismos da economia atual não permitem o desenvolvimento de todos os países ao mesmo tempo e precisam ser alterados. Ter isto em mente e começar a desenvolver novos indicadores já é um bom começo.

Nenhum comentário: