22 maio 2007

Ilusões de Ótica II

Meu amigo Ivan falou a respeito disto este final de semana. Ao contrário do que parece a lua não fica maior quando se encontra mais próxima do horizonte, trata-se de ilusão de ótica.

O teste sugerido pelo wikipedia é bastante simples. Basta fechar um olho e comparar o tamanho com o de uma moeda. Tentarei lembrar disto na próxima vez que me deparar com a lua no horizonte.

6 comentários:

fortes disse...

fico imaginando se todas as imagens de lua gigante no ceu eh algum efeito, pq se fosse nosso cerebro q nos enganava, ao tirar foto tudo ficaria normal... tenho q lembrar de fazer o teste quando a lua estiver deste jeito... soh pra lembrar, semana q vem eh lua cheia...

Elton disse...

É que na verdade a Lua é grande. Mas geralmente não parece grande pois não tem nada perto dela para a gente comparar o tamanho. Mas quando está no horizonte a gente enxerga ao mesmo tempo a lua e as árvores, os prédios e etc. Ai a gente percebe o tamanho. É por isso que se você fotografa ela continua parecendo grande.

fortes disse...

fiz o teste no ultimo fim de semana, nao era lua cheia, mas ela estava vermelha no horizonte... realmente eh ilusao de otica, td bem q eu estava chapado, mas tinha uma pessoa sobria comigo q confirmou o fenomeno...

Bruno disse...

Estes dias voltando de carro pela estrada tenho tido oportunidade de fazer um outro teste. Outro porque da trampo pegar uma moeda enquanto se dirige.

Com um olho fechado, junta-se a ponta do dedão com a dos demais dedos para formar um cilindro, é possível ver a lua gigante no horizonte isolada de outros objetos. Fazendo isto ela passa a ser pequena imediatamente. Fascinante.

ps. dedos da mão e não dos pés. Sem malabarismos enquanto dirige.

Anônimo disse...

Ilusões de ótica são imprecionantes...

Unknown disse...

Legal!!!!!!!!!! Edu.