12 janeiro 2007

Capas de jornais de hoje

Selecionado dos jornais de hoje via Sinopse - Radiobrás:

Folha
- O Ministério Público Federal entrou com ação de improbidade administrativa contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Ele foi acusado de chefiar um "esquema ilícito" pelo qual teriam sido desviados R$ 33 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário, pasta que comandou de 1999 a 2002. Jungmann nega irregularidades.

Mais sujeiras da era FHC investigadas pelo Ministério Público Federal, mas quando é que vão abrir o HD do Daniel Dantas?


Globo
- Detenções mais longas para menores infratores acusados de crimes graves são entre as 12 propostas apresentadas pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na reunião de governadores do Sudeste sobre segurança.

Se esta foi destacada pelo Globo não quero nem ler as demais 11. A velha idéia de que violência se combate com mais violência, saudades do Claudio Lembo, era conservador porém sensato. Poderiam propor também um aumento nos maltratos praticados a estes menores dentro das Febens.


Estado (grifo meu)
- Quarenta e oito horas depois da terceira posse de Hugo Chávez na presidência da Venezuela, o país ainda se recupera do susto. "Estado socialista" não foi uma idéia discutida na eleição presidencial e a série de medidas anunciadas por Chávez é novidade até para os parlamentares da base governista. Ontem, algumas dessas idéias foram mais detalhadas. O programa de estatização, por exemplo, atingirá todas as empresas do setor elétrico, inclusive a americana AES, segundo o ministro das Finanças, Rodrigo Cabezas. O ministro também adiantou que será cobrado um novo imposto sobre empresas que tiveram "lucro elevado". Chávez pretende ainda trocar o nome do país para República Socialista da Venezuela e conferir-lhe uma "divisão política e territorial", que substituirá prefeituras por conselhos de cidadãos, eliminando o risco de derrota nas eleições municipais. Em resposta, a oposição decidiu dar início a uma "mobilização nacional" contra o "Estado socialista".

Certo, então quem tem 62% dos votos em uma eleição e a maior parte do congresso tem medo de perder eleições municipais? Um conselho de cidadãos pode unir competências diversificadas e se aproximar dos problemas da população de cada cidade. Sendo bem estruturado, principalmente a inclusão e remoção de membros do conselho, transparente e fiscalizável tem boas chances de dar certo. O poder emana do povo.

Nenhum comentário: