16 janeiro 2007

Não ao débito

Cerca de três anos atrás recebi um cartão de débito do banco safra. Utilizei por alguns meses tal forma de pagamento, ficando irritado quando o cartão não funcionava por falta de conexão. Era uma boa opção devido a inexistência de caixas do banco safra.

Certo dia em uma banca da Berrini, resolvi comprar uma revista e tentei utilizar esta forma de pagamento. Para minha surpresa o estabelecimento não aceitava débito e comecei a conversar com o banqueiro (dono da banca, o outro deveria ser chamado de ladrão mesmo).

Tal forma de pagamento exige uma linha telefônica exclusiva, acarretando em um custo extra de R$80,00 mensais (assinatura de linha comercial na época). Achando isto uma sacanagem, parei de utilizar meu cartão.

Recentemente descobri que, além deste custo, uma porcentagem de cada venda vai para a visanet. Não consegui encontrar exatamente a porcentagem, apenas indicios pouco confiáveis de que estaria em torno de 3%.

Ou seja, um dinheiro que deixa o bolso do comerciante local diretamente para a conta da visa. Destino final mais provável? Bolso de "investidores" internacionais.

Pago tudo com dinheiro. Se for assaltado acho preferível perder meu dinheiro para um bandido local do que para um internacional.

Seguem alguns trechos retirados do site visanet:

Débito (à vista)
É a modalidade de pagamento da plataforma débito mais conhecida. Por meio dela, o débito na conta corrente do portador é automático. Muitos portadores optam por essa forma de pagamento pela segurança de não terem pagamentos pendentes para o futuro. O estabelecimento que vende nessa modalidade recebe o valor em sua conta, descontada a tarifa negociada, 1 dia após a operação.

...

3.Como faço para saber as taxas de desconto que serão cobradas pelas vendas realizadas com os cartões Visa?

O valor de taxa é estipulado de acordo com o ramo de atividade que o estabelecimento atua. A taxa será informada pelo gerente bancário no momento da solicitação de afiliação.

...

POS Fixo

Os terminais POS fixos permitem a captura eletrônica das transações com todos os tipos de cartões emitidos com a bandeira Visa, sejam com tarja magnética ou com tecnologia de chip, utilizando uma linha telefônica comum (analógica).

A Visanet oferece essa tecnologia a todos os estabelecimentos, desde que tenham a infra-estrutura adequada (linha telefônica e ponto de energia).

Nenhum comentário: