02 janeiro 2007

Requião

Publicado originalmente na Folha, encontrado via Vermelho.

O governador reeleito do Paraná, Roberto Requião (PMDB), tomou posse do segundo mandato consecutivo declarando que fará um governo de esquerda e chamando o grupo político que derrotou na última eleição de ser corrupto e de direita.

O governador incluiu a imprensa no grupo adversário. Disse que suspenderá verbas publicitárias aos maiores veículos de comunicação do estado nos próximos quatro anos.

O discurso na Assembléia Legislativa Requião dedicou ao ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo (PFL), a quem chamou de "imprevisível e extraordinário conservador". Em entrevista à Folha, publicada no domingo, Lembo acusou a elite de "sempre se lambuzar e viver das benesses do Estado" e disse que só era "mais cuidadosa" na corrupção do que o PT ao chegar ao poder.

"Somos de esquerda porque ser de esquerda é ser solidário, fraterno e humano", afirmou Requião. Para ele, a frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que sexagenários que se mantêm na esquerda têm problemas não pode ser mal interpretada ou distorcida como pretexto para negar a opção.

Nacionalismo
O discurso do governador paranaense também abrigou a defesa da opção nacionalista, com citações elogiosas aos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa, e condenações ao governo dos Estados Unidos e à globalização da economia.

"E lá vem essa conversa toda de populismo, do horror a um Hugo Chávez, a um Evo Morales, a um Rafael Correa, a qualquer um, enfim, que se oponha ao consenso de Washington, aos ditames do FMI, às receitas do neoliberalismo, à ação sem freio do mercado", disse ele.

Requião repetiu na posse os ataques à imprensa que marcaram a campanha eleitoral no estado. Anunciou "como primeiro compromisso" do seu governo "o famoso choque de democracia na imprensa". Segundo ele, "pela primeira vez na história do país, a mídia foi questionada e derrotada no Brasil e no Paraná".
E, para completar, Lula:
Nosso governo nunca foi, nem é "populista". Este governo foi, é e será popular.

3 comentários:

Anônimo disse...

é impressão minha ou o pmdb ta com discurso de esquerda? ando alienado, incrivelmente, depois q parei de trabalhar não tenho tido mais tempo de ler notícias...

Elton disse...

O PMDB tá com discurso de esquerda, de centro e de direita. Progressista, moderado e reacionário. Governista e oposição. Como sempre. Vai desde um Roriz (direita, conservador, canalha), a um Simon (esquerda, oposição) e um Requião (esquerda, governista).
Mas o Requião tá puto com a imprensa do estado dele. A entrevista que ele deu após as lições foi hilária, os jornalistas faziam perguntas e Requião aproveitava para atacar o orgão de imprensa a que o jornalista pertencia. O discurso de posse foi ótimo. Dizer que vai cortar a verba de anúncio dos maiores veículos de imprensa do Paraná foi o máximo. Hahahá.

Elton disse...

Freud explica: escrevi "lições" em lugar de "eleições".